10ª Edição Em Debate ; QUAIS FORAM OS OBJECTIVOS DO HIP HOP NA ALTURA DA SUA FUNDAÇÃO... E QUAIS SÃO OS SEUS OBJECTIVOS HOJE?

Dia 03 de Maio é o dia internacional do Rap, a 16 de Maio de 2011 o Movimento Cultural Hip-Hop fez uma decada como uma Kultura Internacional reconhecida pelas Nações Unidas, e toda 3.ª Semana de Maio é a semana de apreciação ou Homenagem da Kultura Hip-Hop... Por este motivo a Universidade Hip-Hop reservou todos os debates do mês de Maio para temas estritamente dirigidos ao Hip-Hop...

Para a 10ª Edição, Convidamos o Six Kim que ja colabora com a Universidade no Evento CONVERSAS COM SIX KIM todos os Sabados das 14h as 18h! Para apresentar o tema; QUAIS FORAM OS OBJECTIVOS DO HIP HOP NA ALTURA DA SUA CRIAÇÃO E QUAIS SÃO OS SEUS OBJECTIVOS HOJE?
 Começamos com Graffit (U2H) by San Caleia...

 Logo a seguir, Six Kim, deu inicio ao debate Começando por falar da transformação sofrida pelo fundador da ZULU NATION e do HIP HOP ; Afrika Bambaataa que liderou uma das maiores Gangues dos Estados Unidos nos anos 70 Black Spades, fundou oficialmente a 12 de Novembro de 1973 uma organização de protecção e apoio  a comunidades Negras nos Estados Unidos (ZULU NATION), e um ano mais tarde influenciado pela cosmologia Afrikana identificou os 4 elementos de entertenimento sub-urbano com mais caracteristicas dos 4 elementos cosmicos básicos (Água - Graffit), (Mc - Fogo), (Dj - Vento) e (B-boying - Terra) reuni-os e criou assim o Hip-Hop!
Abrimos tambem a pagina oficial da ZULU NATION, onde conseguimos constatar que a procupação do Hip-Hop vai alem da música, ja que no site vimos uma clara preocupação pela medicina , Leis Internacionais e outros...
 Continuando... Six Kim fez questão de chamar a atenção, que os esclarecimentos para as questões ligadas ao Hip-Hop devem ser encontradas na Declaração de Paz ou Memorando de Entendimento do Hip-Hop, que é o documento entregue as Nações Unidas a 16 de Maio de 2001, onde encontramos 18 principios, com respostas as mais diferentes duvidas que se levantam em volta do movimento. A declaração protege internacionalmente os Hiphopers em todo mundo que se idetifiquem com o mesmo... (Pode encontrar este documento com uma versão em Portugês na primeira mensagem postada no nosso blog).  
 Six, levou o seu exemplar de um dos mais recente livro dO KRS-ONE : THE GOSPEL OF HIP HOP, e baseado dos esclarecimentos contido neste, falamos das diferenças entre HIP HOP e hip-hop, uma matéria que ja foi esclarecida nos primeiros encontros que tivemos aos sabados onde adolescentes de 12 e 14 anos de idade compreenderam e ja dominam esta materia... e em forma de debate descutimos varias outras questões referentes aos objectivos do HIP HOP e do hip hop.

 Em quanto decorria o debate, foram tirados exemplos dos varios livros levados pelo Six Kim e entre eles a Antologia do Rap, que é uma colecção de letras de musicas Rap enquadradas de forma cronologica, onde se tiram varias frequentemente letras para serem estudadas em algumas Universidades conceituadas dos E.U.A.

Foi um debate bastante proveitoso, onde para alem do debate tivemos Break Dance e Akapelas e Musicas... Brevemente teremos postados aqui extractos videos do debate e das outras intervensões...   

0 comentários:

MIX HIP HOP

TV UNIVERSIDADE HIP HOP

RADIO U2H

DiLLA DAY EM LUANDA

DiLLA DAY EM LUANDA