O Deejayin como um elemento da Kultura Hip Hop
Os primeiros passos da História da Kultura Hip Hop com a estrutura que
conhecemos hoje, está irrefutavelmente associado a arte do Deejayin,
considerando que os 3 grandes nomes indicados para a sua fundação, estruturação
espiritual e desenvolvimento técnico tem a intervenção directa de 3 Deejays.
No entanto, foi a 11 de agosto de 1973 em New York City, especificamente em
Bronx, quando Clive Campbell, conhecido como o Lendário DJ Kool Herc e a sua
irmã Cindy Campbell (Imigrantes Jamaicanos) organizaram o evento que marca a
data de maior referência para o início deste movimento Cultural, “BACK
TO SCHOOL PARTY” no quarto de recreação do Edifício 1520 na Avenida de
Sedgwick, um lugar agora considerado como “HIP HOP BIRTH PLACE”,
onde o Dj Kool Herc utilizando duas turntables (dois gira-discos), reproduziu
duas cópias dos mesmos vinil tocando repetidas vezes a parte das músicas sem a
voz (break beat), formato que posteriormente deu origem ao surgimento da música
Rap, esta prática rapidamente proliferou-se entre os guetos de Nova York
através daquelas que foram conhecidas como Block Parties.
Em 1975, o jovem Grand Wizzard Theodore (Discíplo de Grand Master Flash),
descobriu acidentalmente o Scratch enquanto tocava na sala de estar da sua
casa, a sua mãe pediu que diminuísse o volume da música, levando-o a
interromper a música pousando a mão no vinil para perceber a orientação da sua
mãe, reproduzindo um som que o chamou atenção e ele apaixonou-se com o som e
repetiu o movimento contra a batida movendo o de um lado para o outro repetidas
vezes, gerando aquela que é hoje uma das principais técnicas usadas na arte de
Deejayin enquanto elemento da Kultura Hip Hop.
Conforme referenciado mais
acima ao lado de Kool Herc, Grand
Master Flash e Afrikaa Bambaataa são considerados a
Trilogia da Kultura Hip Hop. Embora Grand Wizzard Theodore tem os créditos para
a criação do Scratch, foi o Grand Master Flash que aperfeiçoou tornando-o assim
em uma ferramenta fundamental para a arte de Deejayin.
Apesar do Grand Master
Flash ter aparecido em muitos registos saídos pela Sugar Hill Records (a
primeira gravadora de Hip Hop), ele apenas lançou o seu primeiro álbum em 1981
“The Adventures of Grandmaster Flash on the Wheels of Steel”que ajudou
nas demonstrações das suas habilidades em mixagem.
Afrika Bambaataa por sua vez ganhou a fama como um Deejay pelo modo dele de
misturar estilos e gêneros de música que seria considerada tabo, suportada
também pela admiração e respeito já conquistado como líder dos Black Spades e
posteriormente fundador da Universal Zulu Nation (Casa Mãe da Kultura Hip Hop)
e que lhe confere actualmente o estatuto de Amén-Ra. Em 1982 ele lançou "Planeta Rock" que
caracteriza várias amostras do grupo de música eletrônica alemão Kraftwerk.
Planet Rock ainda era também um marco para uma etapa da Kultura Hip Hop, por ser
uma das primeiras músicas com ritmo
naquela altura.
Embora o Scratch já era
conhecido entre muitos, não era necessariamente uma febre no seio dos Deejays,
cenário que mudou quando o Grand Master D.St apresentou-se ao vivo na
entrega dos Grammy Awards de 1984 transformando esta técnica em uma febre entre
os Deejays passando a ser uma inclusão quase que obrigatória em todos os álbuns
lançados após esta representação.
Em 1985, o Deejay de uma Rádio Britânica “Dj Tony Prince” deu início a uma
competição de Deejays para a Disco Mix Club (DMC), uma organização
que ele fundou na Inglaterra. A competição baseou-se na demonstração das
habilidades de muitos Deejays europeus até que o DJ Cheese de Nova Jersey
venceu em 1986, a sua forma de Scratch impressionou o jurado, a plateia e os
seus concorrentes. Esta competição passou a ser o principal palco para que os
diferentes Deejays em todo mundo demonstrem as suas habilidades ao mais alto
nível.
Vinte anos depois, a arte
de Deejaying foi finalmente apresentado à era digital. Em 2001, o sistema
visual digital (DVS) foi incorporado como um dos meios para conectar um laptop
às turntables tradicionais e a mesa misturadora. No princípio os Deejays
estavam relutantes em usar DVS, mas posteriormente se tornou uma parte standard
do material de Deejaying. Com o desenvolvimento tecnológico passou a ser
conveniente para os Deejays ter todo o repertório musical no laptop acoplado
com as Turntables e a mesa de mistura.
Hoje, mais de 40 anos
depois desde as suas primeiras manifestações, o Deejay continua sendo a figura
de proa da Kultura Hip Hop, servindo de maestro em festas, elemento essencial
em programas de rádio ou televisivos, assim como o arquitecto dos shows.
Entre os vários papeis que
o Deejay desempenha hoje, além de conduzir a multidão, destaca-se a
preparação/desenho da base ao top das performances dos Emecees e dos B-Boys,
onde por trás de 1 Emecee deve haver sempre um Deejay que vai preparar todas as
suas apresentações, combinando os instrumentais, definindo as paragens durante
a performance, percebendo o momento certo para a representação de uma ou outra
faixa até o trabalho de estudo de campo para definir que faixas devem ser
apresentadas em um determinado ambiente, considerando que nesta Kultura ninguém
percebe o espírito da multidão melhor que o Deejay. No pacote de
responsabilidades do Deejay, encontramos ainda a incorporação de scratch, e
cortes em músicas (Rap), a manipulação de sons para auxílio aos produtores.
Apesar do Scratch ser a técnica mais conhecida entre as várias existentes
na Arte de Deejayin, o Back-to-Back foi a que esteve na base da fundação desta
Kultura, assim como na origem do que conhecemos hoje como Rap e ainda permitiu
o surgimento do Break Dance. Esta técnica baseia-se na repetição de uma parte
da mesma música através da utilização de 2 discos desta música
criando assim um loop perfeito. O desenvolvimento desta técnica, em combinação
com o Scratch, o Corte e o Mix
através do uso de turntables, gerou aquilo que é conhecido actualmente como a
arte de turntablism e que é usado
regularmente nas diversas competições de Deejayin existentes pelo
mundo.
O Turntablism pode
ser definida como a arte de manipular sons e criar músicas usando turntables
e uma mesa de mistura. A palavra turntablist/Turntumblism (não
tem tradução para a língua
portuguesa) foi
criada em 1995 pelo DJ
Babu para descrever a diferença entre um
DJ, que apenas reproduz discos, e um Deejay que mistura, toca e manipula as
músicas, com a ajuda de turntables e um misturador para produzir novos sons.
Em
Angola, o Deejayin como um elemento da Kultura Hip Hop teve as suas primeiras
aparições no princípio dos anos 90, aquando da fase descrita como “A TOMADA DE CONSCIÊNCIA”, período em
que o Hip Hop começa a ganhar corpo, onde considera-se a primeira aparição pública
a do Deejay Muabi que apareceu em
uma entrevista na TPA passada em 1993 como Deejay
da X-Family (uma das primeiras crew de Hip Hop nacional), fazendo-se
presente com o equipamento básico (Duas turntables e uma mesa de mistura).
A
História do Deejayin como um elemento do Movimento Hip Hop em Angola atravessou
diferentes etapas e foi se adaptando a realidade regional a medida que o tempo
avançou, dando resposta a dificuldade em se obter o material necessário ou o
domínio das técnicas essenciais para este elemento, fazendo recurso a outros
materiais que dessem resposta a necessidade do Movimento.
Entre os vários Deejays da
década de 90 que dedicaram-se inteiramente na reprodução de música Rap quer
para rádios, shows ou outros eventos de Hip Hop podemos destacar o Dj Makas (Citado na música do Nellboy
Dustha Burda) DJ Kiessy Kelly (que durante muito tempo
tocou para o programa FM Expresso), o DJ
MGM, O Axel Joka. Ainda outras pessoas que na
ausência de um Deejay profissional cobriam esse papel metendo música usando
cassetes (Decks Duplos) e colecionavam músicas durante muito tempo mesmo já se
preparando para estes eventos (Yannick
Ngombo para os Afroman, MC K para a Coligação periférica, Dj Gangsta para o
Quarteirão Norte e outros) ou ainda aqueles que levaram como parte destas
etapas e mantiveram-se desde o período das K7 até o presente em que dominam as
Turntables (pessoas como o Dj Pelé e Dj Buraku
Fundo).
Durante
todo este processo, no final dos anos 90 surgiu como Deejay uma figura que se
tornará até hoje uma pessoa de referência obrigatória sempre que for abordada a
personagem7elemento Deejay(in) no Movimento Hip Hop Nacional. Ele que ressurgiu com as
Turntables em uma altura que para a maioria aquele material não passará de um
sonho de consumo, o Dj Samurai fazia
as suas aparições acompanhando os Emecees em Shows por si organizado ou em que
era convidado, e foi responsável pela produção das primeiras mix tapes do movimento Hip Hop Nacional.
Actualmente,
mesmo sendo o elemento mais caro da Kultura Hip Hop, já nos podemos gabar de
termos Deejays de Hip Hop em Angola, que usam e dominam o material e as
técnicas exigidas para o efeito quer em pariticpação nas musicas, shows e rádios. Entre os vários nomes a serem citados, é como
uma obrigação a referência ao Dj Nkkappa
que não é novo no Movimento tendo já experimentado outros elementos (B-boyin e
Emeceein) mas que há já quase 13 anos que desfila como Deejay, tendo sido o
principal suporte dos Shows de Hip Hop em um período de carência nacional.
Outros Deejays como o Rebelde e o Deejay
Bruno AG que trabalham exclusivamente com um grupo de Emecees cada (Naice
Zulu & BC e Zona 5 respectivamente), cumprindo a tarefa de arquitectar as
performances destes em Shows e outras aparições públicas.
Hoje
existem em Angola grupos como a Angolan
Scratch Deejays (com aproximadamente 12 Deejays) e outros como o Deejay Buraku Fundo, Deejay Mamen, Deejay
Ritchelly, Deejay O’Mix e vários outros Deejays que trabalham
especificamente com turntables e tocam exclusivamente música Rap explorando as
diversas técnicas de turntublism, em rádios, shows, ou simplesmente
disponibilizando sts musicais nas suas páginas do soundcloud e mixcloud. Ou
ainda o Deejay Wall Gee que já tem mais de 20 anos de experiência na área,
apesar da sua ligação pouco estreita com o Movimento Hip Hop nacional.
No que tange a representatividade no género, destaca-se como Deejay (Feminina) a Dj Ely Chuva, que se afirmou como Dj de Hip Hop ha um periodo superior que 5 anos, tendo pertencido ao grupo Angolan Scratch Djs, com os quais colaborou durante 2 anos. Hoje apesar de ter performance com outros estilos musicais, a sua area de actuacao principal é a musica Rap, com os quais explora tecnicas proprias de turntumblism, disponibilozando regularmente na sua pagina do soundcloud alguns sets e aparece como a principal Deejay convidada nos eventos em que a figura de destaque é uma Emecee/Rapper. No entanto entanto existem outras mas que não se têm destacado no Movimento Hip Hop Nacional.
(Dj Ely Chuva)
(Dj Piryline)(Dj Ritchelly)
(Dj O'Mix e Dj Nkkappa)
Nome
de alguns Deejays de referência (E.U.A):
1-
Dj Kool Herc
2-
Dj Afrikaa Bambaataa
3- Dj Grand Master Flash
4- Dj Grand Wizard Theodor
5- Dj Jazzy Jeff
6- Dj Jam Master Jay
7- Dj Clue
8- Dj Funkmaster Flex
9- Dj Premier
10- Dj Tony Touch
11- Dj Baboo
12- DJ Marley Mal
13- Dj Q-Bert
(DJ Jam Master Jay)
(DJ Jazzy Jeff)
Nome
de alguns Deejays Nacionais (Angola):
1- Dj Muabi
2- Dj Kiessi Kelly
3-
Dj Disco B (durante
algum tempo deu suporte ao programa Big Show cidade);
4-
Dj Samurai
5-
Dj Axel Joka
6-
Dj Nosde
7- Dj Nkkappa
8- Dj Ritchelly
9- Dj Mamen
10-
Dj Ely Chuva
11-
Dj Nc
12-
Dj O´Mix
13-
Dj Pelé
(Dj Pele)
(Dj Ely Chuva)
Nota: A ordem dos nomes/imagens não
indica a importância ou relevância destes.
Alguns
Concursos Internacionais de Deejayin
1-
DMC (A mais conceituada Competição Internacional de Deejays);
2-
Red Bull Tre3 Styles (Patrocinada pela Red Bull, Baseia-se na performance ao
vivo de 3 estilos diferentes onde o melhor é determinado pela plateia);
3-
BedRoom Dj Competition (Feito life on-line e acompanhado por vários seguidores
ao redor do mundo).
Fonte:
Can´t Stop, Wont Stop de Jeff Chang;
Groove Music "The Art Culture of Hip Hop DJ de
Mark Katz;
Oupblog.com;
Bkhiphopfestival;
Mix
Hip Hop 92.3 Radio UNIA (Entrevistas Universidade Hip Hop);
Mata-bicho
de Domingo 95.5 LAC (Entrevista 12 de Novembro 2016);
Palestras da Universidade Hip Hop.
0 comentários: